Fale Conosco: +55 (62) 3549-6021 / 99124-7968 / 98183-0072

Top
Image Alt

Sobre Nós

  /  Sobre Nós

Dagmar da Silva Ramos, diretora e fundadora do IBS Sistêmicas.

O Instituto Brasileiro de Soluções SistêmicasIBS Sistêmicas nasce em 2005, com o propósito de ser um canal de ressonância do campo das Constelações Sistêmicas: familiares, organizacionais, na medicina, no direito, nas escolas, no sistema político e social.
Atuante na área de formação de terapeutas no método das Constelações Sistêmicas, conclui 2017 com 12 cursos e cerca 400 profissionais capacitados em vários estados do país.
O IBS, um dos pioneiros desta abordagem no Brasil, é referência nas Constelações Sistêmicas à nível internacional, coordenou uma das equipes do primeiro estudo multicêntrico, envolvendo 7 países, sobre “sintomas, doenças e constelações”, contribuiu para a publicação em português de autores como Joan Garriga, Franz Ruppert e Stephan Hausner, junto à Editoras Cultrix e Saberes.
Com forte influência do aprendizado da Escola DEP – Dinâmica Energética do Psiquismo (http://www.depsique.org.br/), conhecimentos do ocidente e oriente, sistematizados no Brasil por Theda Basso e Aidda Pustilnik, o IBS Sistêmicas criou-se e vem se desenvolvendo em sintonia com o Instituto Wieslocher (http://www.wieslocher-institut.com/) da Alemanha.
As Constelações Sistêmicas surgem na Europa, nos anos 80, a partir dos estudos e experiências do psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger e desenvolvidas na área organizacional por Gunthard Weber e colaboradores. O INFOSYON – Fórum Internacional das Constelações Sistêmicas nas Organizações (http://www.infosyon.com/startseite/), celebra em Abril de 2018, 20 anos de Constelações Organizacionais em conferência em Wiesloch. O IBS Sistêmicas estará presente.
Nossa logomarca é inspirada no trabalho artístico de Maria Regina Andrade, que, de forma bela, soube retratar o momento exato em que um fruto amadurecido do cerrado brasileiro, abre-se e liberta suas sementes “aladas”, que, sob a ação do vento, percorrem longas distâncias.
“A felicidade está na atenção a um detalhe. Como se o resto se ausentasse para admitir a força de um instante perfeito”, Valter Hugo Mãe.

Diretora e Fundadora do IBS Sistêmicas

Dagmar Ramos
é médica psiquiatra, homeopata, psicoterapeuta e consultora organizacional. Especialista em Medicina Preventiva e Social – USP e Sistema Nacional de Saúde Italiano – Bologna, em Homeopatia – Escola Paulista de Homeopatia, Psicologia Transpessoal – DEP-SP e em Terapia Familiar Sistêmica Fenomenológica – Constelações Familiares pelo IAG – Alemanha, com os mestres Gunthard Weber, Sieglinde e Jakob Schneider, além de Seminários com Bert Hellinger, Joan Garriga, Stephan Hausner, Marianne Franke, Eva Madelung, Franz Ruppert, Raquel Schlosser, Jan Jacob Stam e outros.
Treinamento em Consultoria, Coaching e Constelações Sistêmicas, pelo IBS Sistêmicas.
Autora de livro sobre saúde da mulher, “Viva a Menopausa, Naturalmente” – Augustus Editora, artigos em revistas nacionais e estrangeiras sobre medicina/espiritualidade e constelações sistêmicas.